Exploração de uma grande pedreira em Moçambique
Localizada a 30 km de Cuamba, junto à actual Estrada N8, futura N13, que liga Cuamba a Nampula, foi instalada com o objectivo de produzir agregados britados, no âmbito do Projecto “UPGRADING OF NAMPULA - CUAMBA ROAD NATIONAL ROUTE N13”, cujo Dono de Obra é a ANE (Administração Nacional de Estradas). Dada a sua localização privilegiada, onde estão a ser desenvolvidos neste momento inúmeros investimentos, além do projecto da N13, fornece também agregados britados para outros projectos na mesma área geográfica.
Prevê-se que haja volumes de rocha extraída “in situ”, da ordem dos 400.000 m3, o que representa cerca de 1.000.000 toneladas transformadas, com um ritmo médio de produção diária de 1.600 ton/dia.
Para 2015 prevê-se produzir nesta pedreira cerca de 355.000 ton. de rachão britado, 40.000 ton. de agregados para pavimentos, 15.000 ton. de agregados para betão e 300.000 ton. de agregados de granulometria extensa (base) ABGE. A pedreira cumpre todas as regras de licenciamento previsto em Moçambique, tendo o Certificado Mineiro n.º 3 válido até Dezembro de 2016.
A Gabriel Couto dispõe de uma equipa específica para a exploração de pedreiras e produção de agregados. A equipa é composta por um Engenheiro de Minas, um Encarregado de Pedreiras, Operadores de Britagem, Operadores de Perfuração e Substâncias Explosivas, Operadores de Dumpers, Pás Carregadoras e Escavadoras. Foi feita uma aposta forte na formação do pessoal local formando, ao longo destes 2 anos, vários operadores em todo o tipo de equipamentos e no manuseamento de substâncias explosivas. Além dos trabalhos de pedreira esta equipa, de profissionais altamente qualificados, realiza também trabalho de perfuração e desmonte com explosivos em obra.
Os equipamentos existentes na Pedreira do Lúrio, divididos por sectores são os seguintes:
Unidade de Britagem e Classificação- 2 primários, um moinho cónico secundário, um moinho cónico terciário e um crivo vibratório.
Equipamentos de Carga e Transporte: 4 escavadoras de rastos (30 e 35 ton.), 4 pás carregadoras e 3 dumpers articulados (35 e 40 ton.).
Equipamentos de Perfuração: 1 Crawler ROC de perfuração
Em Setembro de 2014, foi adquirida uma nova unidade de britagem secundária e classificação, representando uma aposta e um investimento no valor de 600.535,00 €. A aquisição deste novo equipamento vai permitir duplicar a capacidade produtiva no sector secundário.